20 de julho de 2009

Excerto...


“Na nossa vida há sempre uma coerência misteriosa para construir qualquer coisa como uma obra de arte, uma empresa, … Temos de ter coragem para enfrentar a verdade, senão não valerá a pena, pois viveremos sem objectivo. No dia-a-dia, encontramos sempre obstáculos e, os perigos são um teste de vida permanente para lhes podermos fazer frente.
Para seguir o nosso caminho, devemos escutar a nossa voz mais profunda e fazer dela uma das razões de viver, resistindo aos medos, à preguiça, e ao conformismo.
A coragem é uma virtude moral e social, e não vamos confundi-la com a temeridade e aventura. Munidos com esta virtude exercitamos as nossas capacidades mais elevadas em situações difíceis, angustiantes para nós e para os outros, conservando a mente lúcida e o coração seguro. A coragem surge por vermos lucidamente o perigo que nos circunda, para identificarmos a possibilidade de escolha, por emergir de um sono em que não nos importamos com as aparências para fazer a guerra ou a paz, para ser justo, para amar profundamente, para seguirmos na incerteza as nossas certezas.
Ter coragem é uma exaltação para adivinharmos o que se chama a essência. A coragem não é só a virtude do começo, mas sim da conclusão!”
Francesco Alberoni

6 comentários:

Tite disse...

Esta reflexão é profunda porque dita por um Pensador ponto final

Mas será que nós não nos confrontamos todos os dias com estas questões e lhes damos, também nós, as melhores soluções. Não enfrentamos corajosamente todos os dias questões difíceis?
Também nós somos uns verdadeiros artistas na arte de bem viver, amar e sofrer.

Uma boa semana de trabalho.

Anónimo disse...

Um hino à existência...

Patrícia disse...

Venho deixar-te um beijinho, Cristina.

Abraço grande,

Patrícia

CA disse...

Tia Tite,
Completamente de acordo com a Tia!!! Mas o que quis trazer foi mesmo a profundidade deste excerto.
Beijocas
CA

CA disse...

Amigo Observador,
É um verdadeiro hino!!! Quando não nos desviamos muito da realidade.... Concorda?
Beijinho
CA

CA disse...

Minha Linda Patricia,
Quase dois meses depois: um beijinho para ti também!!!!!
Beijocas, linda
CA