6 de outubro de 2009

Povo que lavas no rio

"Povo que lavas no rio
E talhas com o teu machado
As tábuas do meu caixão.
Pode haver quem te defenda
Quem compre o teu chão sagrado
Mas a tua vida não.
Fui ter à mesa redonda
Bebi em malga que me esconde
O beijo de mão em mão.
Era o vinho que me deste
A água pura, puro agreste
Mas a tua vida não.
Aromas de luz e de lama
Dormi com eles na cama
Tive a mesma condição.
Povo, povo, eu te pertenço
Deste-me alturas de incenso,
Mas a tua vida não.
Povo que lavas no rio
E talhas com o teu machado
As tábuas do meu caixão.
Pode haver quem te defenda
Quem compre o teu chão sagrado
Mas a tua vida não."

Se tentar eleger um dos fados que mais gosto de Amália...
Este, sem dúvida.

8 comentários:

Anónimo disse...

Sou suspeito.
Não gosto de fado e, por isso, Amália nunca fez parte do meu lote de fãs.

Está em questão a artista/cantora e jamais o ser humano.

CA disse...

Amigo Observador,
Eu gosto! Não de todo: com qualidade!
beijinho
CA

Branca disse...

Cris, vim visitar-te, saber de ti e desejar que esteja tudo bem.

Quanto ao post, desta vez estou de acordo com o Amigo Observador, :)).
O "desta vez" foi só para brincar com ele, mas de facto também não sou grande apreciadora de fado, ou melhor do fado castiço, de Amália também nunca fui grande fã, mas já aprecio muito a voz de Mariza e de Dulce Pontes ou o fado-canção de Carlos do Carmo. Depende do tipo de fado e do momento.

Beijinhos para ti.
Branca

CA disse...

Tia Branca,
Obrigada pela visita! É sempre com muito gosto que a recebo por aqui! (apesar de eu andar um pouco retirada: trabalho, cansaço....)
Quanto ao fado: repito - eu gosto! Claro que se me perguntar quais as minhas vozes preferidas a minha resposta não será Amália... Apesar de gostar de alguns (muitos, até)fados dela; neste dia a minha intenção foi, principalmente, prestar homenagem a essa grande senhora.
E claro que concordo com a Branca: depende do momento!!
Beijinho grande
CA

Patrícia disse...

O meu de eleição também, Cristina!

Espero que esteja tudo bem contigo :)

Beijinho grande

Tite disse...

Olá querida amiga,

Já há muito que não te visitava e não gosto de ver tanta tristeza.

Vamos lá a cantar músicas mais alegres.

Este é de facto um fado lindíssimo que Amália cantava como ninguém.

Jokas e um bom FdS

CA disse...

Patricia linda,
Vou andando... Um pouco desaparecida... Mas estou bem; espero que tu também! Uma visita para breve!
Beijinho grande
CA

CA disse...

Tia Tite,
Também não a visito há já algum tempo.... Tenho andado um pouco afastada... Mas ok!: prometo que vou arranjar uma música bem animada para colocar por aqui!
Beijinho
CA