11 de maio de 2009

Caminho a teu lado mudo


"Caminho a teu lado mudo
Sentes-me, vês-me alheado ...
Perguntas: Sim... Não ... Não sei...
Tenho saudades de tudo...
Até, porque está passado,
Do próprio mal que passei.
Sim, hoje é um dia feliz.
Será, não será, por certo
Num princípio não sei que
Há um sentido que me diz
Que isto — o céu longe e nós perto
É só a sombra do que é ...

E lembro-me em meia-amargura
Do passado, do distante, E tudo me é solidão ...
Que fui nessa morte escura?
Quem sou neste morto instante?
Não perguntes ... Tudo é vão."
Fernando Pessoa

8 comentários:

Letinha disse...

Lindissímo.. =)

**

Anónimo disse...

Como qualquer texto de Fernando Pessoa, sabe bem ler.

Sabes o que me faz lembrar esse olho?
:):):)

CA disse...

Burzum,
Adoro a obra do nosso grande FP.
Beijo
CA

CA disse...

Meu amigo olho... Ops!, perdão: Observador,
Para mim, ler Fernando Pessoa, é, por vezes, "um bom alimento" para a alma!!!
Beijos
CA

Tite disse...

Fernando Pessoa está mais actual e compreendido do que nunca.

Vai-se sempre a tempo de remediar uma falha.

Quando estudava não se lhe atribuía grande importância.

Lembrem-se que eu já estudei há bué!!!!

CA disse...

Tia Tite,
Há bué???!!! Até parece que me está a falar do período jurássico!!!:):):) Foi só há um tempito!!!!
Acredito que a compreensão que se atribui hoje a Fernando Pessoa tem a ver com um abrir de mentes, um descartar de preconceitos relativos a assuntos secretos, uma aceitação da liberdade, igualdade e fraternidade..., etc, etc, etc.
Mas qualquer que seja a motivação para esta abertura é boa: desconhecer ou conhecer mal Fernando Pessoa é uma pena!: é fantástica a sua obra e percurso de vida!!!!
Beijoquitas
CA

Tite disse...

Cristina linda,

Acredita que o facto dos nossos irmãos brasileiros invocarem tantas vezes o poeta nas telenovelas despertou a nossa curiosidade para um português que era mais amado lá fora do que dentro.

Comigo aconteceu assim.

Hoje não há um só poema de FP que não me toque e impressione.

Beijosssss

CA disse...

Minha querida,
Quantas e quantas vezes só se passa a valorizar o que temos de bom quando vêm outros dá-lo a conhecer????....
Neste caso particular não foi o que aconteceu comigo mas é óbvio que já me aconteceu noutras situações. Não terá já acontecido um pouco a todos nós??... Mas vamos sempre a tempo de reparar tais erros e passar a dedicar o respeito que merecem! Né?!
Beijoquinhas
CA